quarta-feira, agosto 14, 2002


MEIO DE TRANSPORTE, NÃO. TOPIC!

Deve ser um fenômeno nacional. Eu, sinceramente, não sei. Mas o fato é que, de uns tempos pra cá, Fortaleza ficou cheia de topics, kombis e afins transportando passageiros aos montes.

Engraçado era no começo, quando ainda não havia uma ordem na coisa. Eu, querendo ir ver a Ju, ficava na parada de ônibus (que, exatamente nesse ponto - da história, não do ônibus, começa a mudar de sentido) e dava sinal para cada van que passava. Qualquer uma. De todas as cores. Modelos. Tamanhos. É aí que você descobre como as empresas em geral usam veículos desse tipo. Mais ou menos metade do que passava era alarme falso.

O que aconteceu foi uma total invasão desse novo filão monetário de transporte: sem o controle dos empresários, os topiqueiros, já chamados assim, poderiam ganhar umas boas economias. A disputa por espaço era tão acirrada que qualquer topic fazia qualquer caminho. A folga era tanta que um dia eu, a Ju e mais um monte de amigos pegamos uma topic praticamente vazia, somente com o motorista e sua namorada. Ele, gentilmente, pergunta se a gente se importaria se ele desviasse um pouco o trajeto para deixar a namorada em casa! Ok, então.

Um certo dia, a Prefeitura resolveu legalizar a brincadeira. Problemas à parte, o fato é que para os pretensos passageiros, como eu, ficou bem mais fácil identificar os carros, que começaram a vir dotados dos números das suas linhas, para uma identificação ainda melhor - apesar de que, em Fortaleza, nunca se decorasse o número do ônibus, e sim o nome mesmo da linha. Talvez por isso a categoria que ajuda o motorista (vulgo trocador) acabe sempre gritando o trajeto que a linha faz.

Próxima parada: O trajeto da 05.
Continua...

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial